top of page

Asbac: muito mais que um clube, uma família!

Conheça a história de Joãozinho, Asbaquiano desde 1985 - Homenagem ao amigo

Na primeira edição do Asbaquianos, vamos conhecer o Joãozinho, o funcionário mais antigo da Asbac.


João Severino Sobrinho, nasceu na cidade de Damolândia no interior de Goiás, em 1952 e chegou em Brasília em 1977. Morador de Planaltina-Df e casado com dona Zila Azevedo Severino há mais de 30 anos, Joãozinho criou 4 filhos: Bruno, Laerte, João e Débora.


Joãozinho adora passear de bicicleta, sentir o vento no rosto enquanto admira a paisagem de sua cidade e fazer exercícios nos Pontos de Encontro Comunitário (PECs), para manter o corpo em atividade e melhorar a saúde. Porquê como ele mesmo disse, “se não manter a mente ocupada a gente briga até com a própria sombra”.


Quando está em casa, João costuma passar o tempo com a família, acompanhado por sua esposa, filhos e o netinho, que segundo ele é o novo xodó da família. “ter criança na vida é muito bom, é muita alegria quando ele vem correndo e gritando vovô, vovô”.


Companheiro de trabalho


Para os colegas, trabalhar com o Joãozinho é muito bom, pelo fato dele ser uma pessoa muito solícita, companheira e dona de uma simpatia única. Sempre buscou ajudar seus companheiros e ajuda-los em tudo o que podia, afinal como o mais antigo aqui, Joãozinho ensinou muito a todos eles, como lembra Wilson “a gente aprendeu muito com ele, coisas que quando a gente entrou, não sabia e ele deu todo apoio pra gente fazer nosso serviço”


Além de apoiar os parceiros, outra qualidade de João, é alegrar o ambiente de trabalho. Para Josilene, a Josi do Tênis, João é um grande amigo que sempre faz brincadeiras, dança e arranca o sorriso dos colegas. Quem também elogiou as qualidades de Joãozinho, foi o gerente de esporte, Arley, que além de ter aprendido, e recebido muitas dicas, não dispensa elogios a pessoa de Joãozinho. “É alegre, animado, atende muito bem as pessoas, gosta de festa, gosta de dançar e é sempre um dos mais animados na nossa festa de funcionários.


Na Asbac


Joãozinho chegou à Asbac em 1985. Com mais de 30 anos de colaboração, passou por diversas áreas do clube e se orgulha de todo trabalho realizado. Assim que entrou, João foi contrato temporário e trabalhou na finalização de algumas obras, como: Salão Social e Varanda Tropical. Após a conclusão das obras, passou a fazer parte da equipe de jardinagem: "eu vi as árvores do clube ainda mudinhas “conta João. Depois, passou pela Náutica até entrar no setor de Esportes, lugar onde Joãozinho está há mais de 20 anos. Atualmente, trabalha com as quadras de tênis. É ele quem auxilia na conservação e no bom funcionamento das quadras.


Assim como viu as árvores crescerem, viu gerações de Associados passarem pela Asbac. Seu bom trabalho e simpatia, o torna muito especial na vida de quem passa por aqui. “Tem Associado que eu vi criança que hoje vem com os filhos e netos, fico feliz quando me apresentam como o Famoso seu João". Joãozinho é Asbaquiano Raiz, viveu diversas histórias aqui e faz parte da história da Asbac. Para ele um dos eventos mais marcantes, nesses 34 anos de clube, foram as Olimpíadas das Asbacs, encontro das sedes regionais para um período de competições esportivas. João conta que uma vez que a Asbac Brasília sediou os jogos, eles tiveram a responsabilidade de manter tudo em perfeito estado para receber as competições. Mas apesar do trabalho, foi uma experiência muito bacana em que ele encantou pessoas de diversos lugares do país com sua simpatia. “Conheci tantas pessoas legais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e de todas as Asbac que vieram pra cá na época” conta João e ainda completou dizendo que esse movimento no clube faz animar ao ver o resultado do seu trabalho.


Além dos eventos esportivos, presenciou muitos momentos marcantes no Salão Social, que ele ajudou a erguer. E lembra de shows de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que marcou a memória. Por fim, o que ele mais gosta é da confraternização de fim de ano dos funcionários. Para ele é o momento de entrar na dança e ficar solto. “Isso me marca todo final de ano. Eu considero a Asbac minha casa. O que eu consegui, foi aqui. Hoje tenho minha casa, mobiliei, criei meus filhos e tudo graças à Asbac”. No final da entrevista, ao ser perguntado sobre o que ele mais gostava no clube, respondeu: “Eu vejo aqui como família, estamos num barco só e todos se ajudam quando e como podem”.


E mais!


Em 2018, Joãozinho foi condecorado como Funcionário Destaque pelo Sinlazer.

A Asbac sente orgulho por fazer parte da história de Joãozinho. A Asbac é melhor com João Severino Sobrinho. A Asbac é melhor com você!



7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page